A escola funciona nos três turnos, manhã,tarde e noite com ensino fundamental e médio. Também oportuniza aos alunos atendimento com uma equipe multidisciplinar e projetos sócio pedagógico envolvendo toda a comunidade escolar. Conta com agremiações como: Grêmio Estudantil Circulo de Pais e Mestre e Conselho Escolar.
PATRONO DA ESCOLA
Diogo Alexandre Penha
Nasceu em 26 de junho de 1900 em Jaguarão, faleceu em Balneário Pinhal no dia 18 de novembro de 1967.Fixou-se como morador no ano de 1959 sendo que, aqui já veraneava há alguns anos. Foi um incansável pinhalense que pra cá viera como militar reformado do exercito. Dentre seus trabalhos à comunidade destacou-se o atendimento à saúde dos moradores, pois tinha pratica na área de enfermagem na sua carreira militar conhecia a homeopatia. Sua prestatividade ainda hoje é lembrada por moradores mais antigos que recordam dos muitos partos que realizara e dos muitos anzóis que retirara do corpo dos pescadores.
Foi incansável para a criação e construção da Escola e muito se empenhou para trazer a energia elétrica para a comunidade. Desempenhou as funções de subdelegado e subprefeito distrital.
Cidadão de qualidade por todos reconhecidos, durante o longo tempo em que se dedicou a varias atividades de trabalho, nunca deixou de mostrar suas virtudes de homem prestativo e leal, oferecendo grande contribuição ao desenvolvimento de Balneário Pinhal, à sua comunidade que tanto lhe é reconhecida.
Formar cidadãos argumentativos, autônomos, reflexivos, responsáveis e interessados, capazes de buscar informações, analisando, sintetizando e inserindo-se no contexto tornando-os competentes. As disciplinas devem estabelecer metas com conteúdos significativos que levem o aluno a incorporar habilidades. Levar o educando a respeitar a individualidade, sabendo identificar o que é correto, tornando o aluno responsável e atuante na sociedade, partilhando valores e para formar cidadões responsáveis e conscientes. Através da interação aluno/professor, pais/comunidade, promovendo um crescimento sócio cultural onde as trocas de experiências sendo o fator relevante para a inserção do aluno no entorno social. Mas para isso, é preciso que o professor se engaje ao papel do mediador, que desafie a possibilite o levantamento e a resolução de problemas individuais ou coletivos. A proposta pedagógica deve ser elaborada buscando a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, que vai se construindo, revendo, avaliando,melhorando e abrindo um caminho cada vez mais autônomo e continuo.
A escola tem como objetivo fundamental estimular no educando a capacidade de questionar, de analisar criticamente e de tomar decisões, possibilitando-o a inserir-se na comunidade como um sujeito participativo, responsável, solidário e consciente dos seus direitos e deveres de cidadão. Ainda, promover um espaço pedagógico qualificado e prazeroso que contribua para a plena formação da competência humana.
A metodologia pode ser entendida como a expressão da relação que se estabelece entre uma teoria e uma prática, ou seja, é o caminho em que o professor organiza de forma crítica para viabilizar o processo de construção e reconstrução do conhecimento. Nesse sentido, implica-se a adoção de procedimentos que consideram os conhecimentos prévios dos alunos em cerca de um tema de estudo, a assimilação de novos conteúdos, através de intervenções programadas a serem feitas pelo professor e a conseqüente ampliação dos esquemas de compreensão da realidade.