PLANEJAMENTO



Estamos propondo neste espaço a publicação de material instrucional sobre a temática em questão: PLANEJAMENTO TINTIM POR TINTIM.

Publique aqui todo material didático, textos, links de artigos ou material ilustrativo que formem um elenco de conteúdo que possa contribuir para ampliar o conhecimento acerca deste tema de suma importância para alunos e professores.

*    Programa A Escola em Discussão, produzido pela TV Escola, apresenta os principais conceitos do planejamento escolar. Objetivos, situação, avaliação, todos os aspectos são retratados.



  


Olá,Colegas! Estamos apresentando aqui um vídeo com a coordenadora Carmem Prata explicando como o Portal do Professor pode ser utilizado para facilitar o planejamento das aulas. Saiba aqui como se cadastrar e criar suas aulas.  

Boa pesquisa a tod@s



Eliete Lucena


Estou mostrando alguns links que estão no portal do professor para realizarem uma avaliação deste rico material, mas é no portal que você vai  ter acesso a outros tantos de material.


Condigital conteúdos para o Ensino Médio






UFF - Curiosidades Matemáticas


UFF - Grandes Temas e Problemas da Matemática


UFF - Matemática e Natureza


Sec. Estadual de Educação Bahia - A física e o cotidiano

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar Cyberbullying, violência virtual: o que é, os tipos mais frequentes,
  •  como prevenir e o que fazer.
  • Aprender sobre os sentimentos de quem agride e de quem é agredido – 
  • sobre o que leva a agressão, e sobre as possíveis repercussões sociais e 
  • psicológicas à vítima deste ato de violência.
  • Aprender como evitar e excluir o Cyberbullying no contexto escolar.
  • Produzir textos do tipo informativo, em grupo, 
  • para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.

 

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário que conhecimentos prévios sejam trabalhados.

Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação: 
Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas 


no laboratório de informática, 
o professor inicie a aula apresentando o vídeo 
“Serginho Groisman entrevista Isabela Nicastro” (Fig.1), 
com duração de 03 min e 56 seg. Este vídeo mostra uma entrevista de
 Serginho Groisman com Isabela Nicastro - uma adolescente


 vítima de Cyberbullying.   
Link do vídeo “Serginho Groisman entrevista Isabela Nicastro”: 
        Acessado em: 01 Dezembro de 2010                         

 Figura 1: Vídeo sobre Cyberbullying             
Sugestão 
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os 

alunos no laboratório de informática ou  na Sala de Vídeo da escola, 

de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo. Ao término

 da apresentação do vídeo, com  o intuito de abordar e explicar o 

conceito de Cyberbullying, o professor deverá  promover  uma 

discussão sobre o conteúdo deste com todos. Desse modo, 
o professor poderá utilizar o roteiro disponível abaixo:   


Roteiro de Discussão 
1. Qual o principal tema abordado no vídeo?
2. Do que a Isabela sofreu?
3. O que os alunos da escola da Isabela fizeram com ela? 


Vocês acham isso correto? Por quê?
5. O que falavam da Isabela? Por quê?
6. Quantas pessoas estavam fazendo parte do Cyberbullying 


contra Isabela?
7. Como os alunos se comportavam na escola quando encontravam


 com a Isabela?
8. Qual foi a reação da Isabela quando ela descobriu 


o que fizeram com ela?


 Como ela se sentiu? Ela precisou fazer algum tipo de tratamento após


 o ocorrido? Qual?
9.  As pessoas que cometeram este ato de violência virtual com


 Isabela foram punidas?
10. Isabela teve que fazer algum tratamento psicológico


 depois deste fato?
11. Vocês já tinham ouvido falar sobre o Cyberbullying?
12. Como se caracteriza o Bullying? E o que seria Cyberbullying?         


Quando todos terminarem de expressar suas opiniões  sobre o vídeo,


 o professor deverá dizer que o tema da aula é sobre


 “Cyberbullying (violência Virtual): o que é?”.     




Atividade 1
Em seguida, estando os alunos em duplas, eles deverão escolher um dos 


temas abaixo para iniciar uma pesquisa sobre o Cyberbullying.       
Temas para a pesquisa
  • Definição de Cyberbullying: o que é e quem são as vítimas.
  • Como funciona o Cyberbullying.
  • Exemplos de praticas de Cyberbullying.
  • Recursos que as pessoas utilizam para praticar o Cyberbullying.
  • Meios para combater o Cyberbullying.
  • Sinais de agressão em uma pessoa que sofreu o Cyberbullying.
  • Cyberbullying no Brasil.       
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, 


uma dupla.


 Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.       




Sugestão de sites para a pesquisa:  
Figura 2: Diga não ao Cyberbullying           
Atividade 2  
De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste

momento,o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntando

as duplas da 

seguinte forma:
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 1 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 2;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 2 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 3;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 3 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 4;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 4 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 5;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 5 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 6;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 6 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 7;
E assim por diante.
Os membros do grupo formado deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em
 uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – 
apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.
 Observamos que este momento é importante propiciar que os alunos
 compartilhem suas pesquisas, pontos de vista etc., 
bem como por favorecer o desenvolvimento da oralidade.           
Atividade 3   
Neste momento, o professor deverá distribuir para cada grupo a história 
em quadrinhos
 “Brincadeira de Mau Gosto” (Fig. 3), conforme o link abaixo.            
Link da história “Brincadeira de Mau Gosto” 
     
Figura 3: História em Quadrinhos             
Sugestão: 
O professor poderá imprimir a história em quadrinhos e disponibilizar 
para cada grupo um exemplar.Com o objetivo de nortear a
 leitura e discussão da história em questão sugerimos o roteiro abaixo.   
Roteiro de leitura   
1. Qual assunto abordado na história em quadrinhos?
2. O que as duas meninas estão fazendo diante do computador?
3. Todas as pessoas do colégio viram como os dois alunos estavam vestidos?
4. O que aconteceu com os meninos quando eles chegaram à escola?
5.  Vocês acham que eles ficaram tristes por estarem sendo expostos?
6.  Os meninos denunciaram as meninas para alguém? Quem?
7.  As meninas pediram desculpas aos meninos?
8.  Qual era o  título do trabalho que todos os alunos iriam fazer?
9.  Vocês acham que as meninas agiram de forma correta?
10. Caso um de vocês tivessem sido vítimas do Cyberbullying, vocês

denunciaram a pessoa que praticou tal ato? Por quê?
11. O Cyberbullying é ilegal? Por quê? O que pode acontecer a quem

comete tal ato?
Em seguida, cada grupo deverá elaborar uma frase sobre como utilizar a

internet com responsabilidade.Essa frase deverá ser adicionada em panfleto

 a ser confeccionado na próxima atividade. 
Atividade 4   
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar panfletos informativos

 sobre o Cyberbullying, visando conscientizar os colegas  sobre este ato de

 violência. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos

resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula.

Feito isso, cada grupo deverá distribuir nas salas de aula o panfleto para

que a informação sobre o Cyberbullying possa ser socializada.         
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido

que o Cyberbullying é uma forma de violência virtual, e que a pessoa que

sofre tal violência pode apresentar comprometimento na sua saúde psíquica,

 bem como na sua vida social, requerendo atenção e cuidados especializados.

 Além disso, que a pessoa que prática o Cyberbullying pode ser processada

 e condenada por tal ato.











































Recursos Complementares
Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos outras 


aulas publicadas no site do Portal do Professor com os alunos, cujos links 


estão abaixo: 





Aula  “Violência na escola! Diga não !”  
Aula  “Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência”  






Os links abaixo se referem à Cyberbullying:  












Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. 
É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos 


compreenderam que o Cyberbullying é um ato de violência virtual que 


tem repercussões emocionais, sociais e para a saúde física da pessoa 


que é vítima de tal ação.





Materiais de Aprendizado
Ciências > Terra e Espaço > Exercícios
 Brrrrr!
Ligue cada palavra à região polar correta (Ártico ou Antártica).
 Alinhe os planetas
Identifique a posição de cada planeta em relação ao Sol.
Descubra quanto dura um dia em cada objeto do Sistema
 Solar e indique a alternativa correta.

Olá, colegas!
Nossa atividade hoje é dar uma organizada no design do
 nosso blog e incluir sua primeira aula para os alunos
poderem interagirem com a tecnologia.

Att,
Eliete Lucena


Olá pessoal, estou posando aqui vídeo aulas bem 
interessantes de português, espero que gostem.
Clique Com o Botão Direito do Mouse e Escolha “Salvar Destino Como”

Abraços,

Eliete Lucena