As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas
no laboratório de informática,
o professor inicie a aula apresentando o vídeo
“Serginho Groisman entrevista Isabela Nicastro” (Fig.1),
com duração de 03 min e 56 seg. Este vídeo mostra uma entrevista de
Serginho Groisman com Isabela Nicastro - uma adolescente
vítima de Cyberbullying.
Link do vídeo “Serginho Groisman entrevista Isabela Nicastro”:
Acessado em: 01 Dezembro de 2010
Figura 1: Vídeo sobre Cyberbullying
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os
alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola,
de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo. Ao término
da apresentação do vídeo, com o intuito de abordar e explicar o
conceito de Cyberbullying, o professor deverá promover uma
discussão sobre o conteúdo deste com todos. Desse modo,
o professor poderá utilizar o roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão
1. Qual o principal tema abordado no vídeo?
2. Do que a Isabela sofreu?
3. O que os alunos da escola da Isabela fizeram com ela?
Vocês acham isso correto? Por quê?
5. O que falavam da Isabela? Por quê?
6. Quantas pessoas estavam fazendo parte do Cyberbullying
contra Isabela?
7. Como os alunos se comportavam na escola quando encontravam
com a Isabela?
8. Qual foi a reação da Isabela quando ela descobriu
o que fizeram com ela?
Como ela se sentiu? Ela precisou fazer algum tipo de tratamento após
o ocorrido? Qual?
9. As pessoas que cometeram este ato de violência virtual com
Isabela foram punidas?
10. Isabela teve que fazer algum tratamento psicológico
depois deste fato?
11. Vocês já tinham ouvido falar sobre o Cyberbullying?
12. Como se caracteriza o Bullying? E o que seria Cyberbullying?
Quando todos terminarem de expressar suas opiniões sobre o vídeo,
o professor deverá dizer que o tema da aula é sobre
“Cyberbullying (violência Virtual): o que é?”.
Atividade 1
Em seguida, estando os alunos em duplas, eles deverão escolher um dos
temas abaixo para iniciar uma pesquisa sobre o Cyberbullying.
Temas para a pesquisa
- Definição de Cyberbullying: o que é e quem são as vítimas.
- Como funciona o Cyberbullying.
- Exemplos de praticas de Cyberbullying.
- Recursos que as pessoas utilizam para praticar o Cyberbullying.
- Meios para combater o Cyberbullying.
- Sinais de agressão em uma pessoa que sofreu o Cyberbullying.
- Cyberbullying no Brasil.
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos,
uma dupla.
Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.
Sugestão de sites para a pesquisa:
Figura 2: Diga não ao Cyberbullying
Atividade 2
De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste
momento,o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntando
as duplas da
seguinte forma:
- Uma dupla que pesquisou sobre o tema 1 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 2;
- Uma dupla que pesquisou sobre o tema 2 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 3;
- Uma dupla que pesquisou sobre o tema 3 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 4;
- Uma dupla que pesquisou sobre o tema 4 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 5;
- Uma dupla que pesquisou sobre o tema 5 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 6;
- Uma dupla que pesquisou sobre o tema 6 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 7;
E assim por diante.
Os membros do grupo formado deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em
uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas –
apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.
Observamos que este momento é importante propiciar que os alunos
compartilhem suas pesquisas, pontos de vista etc.,
bem como por favorecer o desenvolvimento da oralidade.
Atividade 3
Neste momento, o professor deverá distribuir para cada grupo a história
em quadrinhos
“Brincadeira de Mau Gosto” (Fig. 3), conforme o link abaixo.
Link da história “Brincadeira de Mau Gosto”
Figura 3: História em Quadrinhos
Sugestão:
O professor poderá imprimir a história em quadrinhos e disponibilizar
para cada grupo um exemplar.Com o objetivo de nortear a
leitura e discussão da história em questão sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura
1. Qual assunto abordado na história em quadrinhos?
2. O que as duas meninas estão fazendo diante do computador?
3. Todas as pessoas do colégio viram como os dois alunos estavam vestidos?
4. O que aconteceu com os meninos quando eles chegaram à escola?
5. Vocês acham que eles ficaram tristes por estarem sendo expostos?
6. Os meninos denunciaram as meninas para alguém? Quem?
7. As meninas pediram desculpas aos meninos?
8. Qual era o título do trabalho que todos os alunos iriam fazer?
9. Vocês acham que as meninas agiram de forma correta?
10. Caso um de vocês tivessem sido vítimas do Cyberbullying, vocês
denunciaram a pessoa que praticou tal ato? Por quê?
11. O Cyberbullying é ilegal? Por quê? O que pode acontecer a quem
comete tal ato?
Em seguida, cada grupo deverá elaborar uma frase sobre como utilizar a
internet com responsabilidade.Essa frase deverá ser adicionada em panfleto
a ser confeccionado na próxima atividade.
Atividade 4
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar panfletos informativos
sobre o Cyberbullying, visando conscientizar os colegas sobre este ato de
violência. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos
resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula.
Feito isso, cada grupo deverá distribuir nas salas de aula o panfleto para
que a informação sobre o Cyberbullying possa ser socializada.
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido
que o Cyberbullying é uma forma de violência virtual, e que a pessoa que
sofre tal violência pode apresentar comprometimento na sua saúde psíquica,
bem como na sua vida social, requerendo atenção e cuidados especializados.
Além disso, que a pessoa que prática o Cyberbullying pode ser processada
e condenada por tal ato.